Pneus que viram camiseta

A filial inglesa da Ford está trabalhando em um programa de reciclagem para que todo o seu lixo industrial seja reaproveitado

 

A reciclagem de pneus continua sendo uma dor de cabeça para a indústria de todo o mundo. A Ford é uma das montadoras que está na luta para conseguir resolver esse problema e por isso está trabalhando com uma equipe de especialistas britânicos em reciclagem, da empresa London Remake. O objetivo dessa parceria é o reaproveitamento dos desperdícios da fábrica da Ford em Dagenham.

Segundo o resultado de estudos já realizados pelos profissionais, muitos dos lixos industriais criados por essa unidade podem servir para asfaltar estradas, reutilizar plásticos para produzir garrafas e até transformar pneus em camisetas. Além disso, a água também não será desperdiçada, graças a um sistema de filtragem e purificação que servirá para uma nova utilização nas linhas de montagem.

A Ford pretende reciclar todo o seu lixo industrial sem qualquer custo e até mesmo criar lucros por meio de suas atividades de reciclagem até o ano de 2008. Segundo Bem Diggins, responsável pela linha de produção, “estamos preparando um plano de investigação para descobrir formas de utilizar os materiais reciclados, se possível a partir dos nossos próprios desperdícios, tal como pneus usados, de onde será extraída a borracha para produzirmos as capas dos manuais do proprietário dos nossos veículos ou combinarmos com o plástico das garrafas para produzirmos coletes e camisetas para o nosso pessoal”. Uma grande iniciativa que precisa ser seguida por todos.


Por Rafael Borges