<<voltar

 

Nota explicativa

A edição de O que é preciso saber sobre LIMPEZA URBANA foi norteada pela mesma metodologia de trabalho desenvolvida, desde 1982, pelo IBAM, através do CPU - Centro de Estudos e Pesquisas Urbanas e da ENSUR - Escola Nacional de Serviços Urbanos, e utilizada nos livros que compõem a Coleção Alternativas Urbanísticas, editada pelo Instituto.

A diretriz dessa metodologia é a utilização de uma linguagem técnica e gráfica que proporcione o entendimento dos temas abordados pelos agentes locais e facilite a execução de ações que atendam as necessidades imediatas dos Municípios.

Sobre os temas abordados são realizadas pesquisas a foram de identificar as tecnologias e as soluções disponíveis que, posteriormente, são testadas nos cursos de capacitação promovidos pela ENSUR.

O que é preciso saber sobre LIMPEZA URBANA teve sua versão preliminar utilizada no Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento e Meio Ambiente realizado pelo IBAM, sob o patrocínio da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério da Ação Social, e m maio de 1991. As observações dos participantes, assim como as avaliações dos professores e do consultor do Ministério da Ação Social, Fernando Botafogo, subsidiaram a revisão de formas e conceitos, cujo resultado é esta versão que ora se publica.



Victor Zular Zveibil
Chefe do Centro de Estudos
e Pesquisas Urbanas do IBAM