Assunto: | Jeans vira revestimento para casas |
País: | Brasil |
Fonte: | http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=858 |
Data: | 9/2009 |
Enviado por: | Rodrigo Imbelloni |
Curiosidade (texto): | Uma organizao norte-americana est convocando todos os adoradores do jeans a doarem seus pares velhos. O motivo nobre: o material ser transformado em revestimento para casas de comunidades carentes e atingidas por algum tipo de desastre.
A tcnica utiliza as fibras de algodo do jeans como matria-prima para a confeco do UltraTouch placas de revestimento naturais e recicladas e que no possuem tantos produtos txicos quanto os modelos sintticos.
Com 500 pares j possvel revestir uma casa mdia, garantem os fabricantes. O projeto uma iniciativa da organizao no-governamental Cotton from Blue to Green, que desde 2006 arrecada roupas feitas de jeans para serem transformados no UltraTouch.
Desde ento, o programa j arrecadou quase 100 mil peas e ajudou a confeccionar mais de 56 mil metros quadrados de revestimento. Esse material foi aplicado em mais de 180 casas, como as dos conjuntos habitacionais em Nova Orleans, a cidade destruda pelo furaco Katrina em 2006.
Marcas como G by Guess e Gap, alm de personalidades como o presidente norte-americano Barack Obama e o ator Ben Stiller, tambm j adotaram o projeto.
Processo
O UltraTouch Natural Cotton Fiber foi desenvolvido pela Bonded Logis Inc. Ele feito com 85% de fibras naturais do algodo e utilizado para isolar os ambientes trmica e acusticamente.
Segundo os fabricantes, o produto no contm substncias qumicas irritantes, como os compostos orgnicos volteis (COV‘s), e por isso no precisam de tantos requisitos de segurana para serem aplicados so mais seguros e agridem menos o meio ambiente.
|