Home > Curiosidades > Desenvolvido processo de produo de plstico a partir de material vegetal > Voltar
Assunto: | Desenvolvido processo de produo de plstico a partir de material vegetal |
País: | Brasil |
Fonte: | http://bioplasticnews.blogspot.com/2011/01/desenvolvido-processo-de-producao-de.html |
Data: | 9/2011 |
Enviado por: | Rodrigo Imbelloni |
URL: | http://bioplasticnews.blogspot.com/2011/01/desenvolvido-processo-de-producao-de.html |
Curiosidade (texto): | As resinas sintticas modernas apresentam vrios problemas. So produzidas a partir de recursos fsseis, no so biodegradveis e s podem ser queimadas sobre condies restritas uma vez que libertam substncias txicas.A maioria dos plsticos utilizados nos produtos de uso domstico feita de redes tridimensionais de polmeros. A resina Bakelite produzida da reao do fenol com formaldedo um exemplo. Este material tambm utilizado para ligar fibras de madeira em madeira prensada como as fibras de mdia densidade (MDF) e a frmica. As resinas sintticas tambm so amplamente usadas na indstria de construo por exemplo em revestimentos de mdia densidade (MDO), uma combinao de concreto e madeira compensada usada nos moldes de concreto.
Espera-se que este novo tipo de plsticos possa ser usado em painis como os de MDF na construo e substituir o poliuretano e poliestireno nas embalagens, sem aumentar os custos e tempo de produo.O professor Gadi Rothenberg e Albert Alberts da Universidade de Amesterd (UvA) so os responsveis pelo projeto. J desenvolveram um conjunto de produtos plsticos biodegradveis desde material de espuma rija a materiais flexveis de folha fina.O tempo de produo semelhante ao tempo dos processos convencionais.
A equipe de investigao acredita que estes plsticos podem apresentar um preo competitivo relativamente aos plsticos convencionais, no entanto, tero de produzir em grande escala para confirmar.Um aspecto importante a referir a disponibilidade e acessibilidade de matrias-primas. Qualquer material vegetal pode ser usado desde relva, feno, folhas e madeira.O prximo passo da investigao incidir em novas aplicaes e processos para aumentar a escala de produo.
Fonte: www.gizmag.com |