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Curiosidades


Assunto: Comprar, usar e devolver para reciclagem: o futuro sustentvel do closed loop
País: Brasil
Fonte: Internet
Data: 11/2011
Enviado por: Rodrigo Imbelloni
URL: http://www.geothec.com.br/ler/388/comprar_usar_e_devolver_para_reciclagem_o_futuro_sustentavel_do_closed_loop
Curiosidade (texto):
O mundo est em mudana na sua essncia e o investimento em inovao sustentvel ser o diferencial entre aquelas empresas que vo sobreviver e as que desaparecero. Mas no somente das empresas ou organizaes devem partir atitudes inovadoras de sustentabilidade. O consumidor final tambm pode e deve contribuir com pequenas atitudes que, se no so suficientes para salvar o planeta, ao menos estimulam um uso mais racional dos recursos naturais. Os desafios das empresas para se antecipar ruptura da atual ordem econmica e descobrir novos nichos de negcios sustentveis, e as conquistas j obtidas no campo da inovao foram discutidos no painel Inovao e Tecnologia. Sustentabilidade em Produtos, Processos e no Modelo de Negcios: Desafios e Avanos, na quinta-feira, 13 de maio, segundo dia da Conferncia Internacional 2010 do Instituto Ethos. O painel foi moderado pelo presidente e CEO da Business for Social Responsability, Aron Cramer, e teve como expositores o diretor executivo da SustainAbility, Mark Lee, a diretora de Mobilizao de Stakeholders e Sustentabilidade da Nike, Sarah Severn, e William Blackburn, presidente da consultoria que leva seu nome. O pblico teve contato com conceitos como loop fechado (closed loop), troca verde e plataforma de cooperao, que comeam a se disseminar entre as empresas, principalmente estrangeiras, e que prometem ser as estrelas em termos de atitudes sustentveis nos prximos anos. Cramer apresentou diversos cases de inovao, como o da cadeia varejista americana Best Buy, que, sem tirar o foco da venda de eletroeletrnicos, vem investindo no gerenciamento distncia de energia em residncias por meio de controles remotos. Outro case de destaque foi o projeto Little Black Dress, criado por uma consumidora norte-americana, considerado exemplo de reduo de consumo. Durante um ano, ela se prope a usar apenas sete vestidos, todos iguais, variando apenas de acessrios. Fabricar-usar-devolver-reciclar. Este o foco da Nike. A empresa criou trs reas de inovao sustentvel: troca verde, que prev o compartilhamento de know how e propriedade intelectual, envolvendo vrias empresas, o loop fechado, que prev um ciclo de uso para o produto e sua posterior devoluo para reciclagem, e o considered produto, que agrega material reciclado aos produtos. Cada camisa de polister das equipes que participaro da Copa da frica do Sul agrega oito garrafas pet. Com isso, 13 milhes de garrafas foram tiradas do meio ambiente. Mark Lee e Willian Blackburn defenderam a necessidade de as empresas adotarem novos modelos de negcios que agreguem mais valor aos produtos que j fabricam. Para Blackburn, a ISO 26000, que definir novos padres de responsabilidade social, obrigar as empresas a terem um entendimento maior acerca de suas responsabilidades. Autor: Bebel Nepomuceno - Fonte: Instituto Ethos http://www.carbonobrasil.com/?id=725159