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Assunto: Logstica reversa e os carros
País: Brasil
Fonte: http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI183164,91041-Logistica+reversa+e+os+carros
Data: 8/2013
Enviado por: Rodrigo Imbelloni
URL: http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI183164,91041-Logistica+reversa+e+os+carros
Curiosidade (texto):
De um dos smbolos de desenvolvimento e progresso do sculo 20 para um dos viles do meio ambiente no sculo 21, os veculos automotivos tm sido personagens centrais no estilo de vida da sociedade contempornea. Assim como a geladeira ou o computador, o carro, sem dvida, no sair de cena na sociedade moderna. Deve apenas, melhorar tecnologicamente. No entanto, os desafios para quem produz e comercializa o produto no param de aumentar. Em tempos de preocupao com o meio ambiente h vrias iniciativas para tentar fazer com que o principal emissor de gases poluentes reduza esse dano, principalmente a procura por combustveis alternativos, do etanol tomada eltrica. Contudo, h outro fator com que a indstria automobilstica tem se preocupado em relao ao meio ambiente: o da logstica reversa. Ou seja, a indstria precisa pensar o descarte dos insumos que consome na sua produo diria e procurar uma destinao final correta dos seus produtos. O setor de comercializao de sucata ferrosa sabe que grande parcela das indstrias brasileiras d a destinao correta aos seus insumos e restos da produo, j que esse material muitas vezes segue para os ptios das empresas do segmento. No entanto, o principal desafio est nos carros que ficam em desuso. muito comum deparar-se nas cidades e estradas brasileiras com carros abandonados. Esses veculos tm esse destino por diversas razes. No geral, os antigos donos acabam abandonando-os porque no tm condies de mant-los. Esses carros e outros, que so apreendidos, acabam abarrotando os ptios de recolhimento das polcias e departamentos de trnsito. Vale, ento, parabenizar a iniciativa do governo de So Paulo, que conseguiu pela Justia a autorizao para enviar para reciclagem 45 mil veculos que enchem seus ptios. Essa medida um primeiro passo, mas preciso uma ampla poltica para logstica reversa dos veculos de passeio acontea. O Brasil precisa adotar polticas que ofeream incentivos a quem devolve o carro em desuso para o descarte correto. Japo, Estados Unidos e Unio Europeia tm polticas de incentivo que garantem facilidade econmica para quem recicla seu automvel e todos possuem metas desafiadoras. O resultado que esses pases esto conseguindo nmeros bem positivos. O Japo recicla 4,4% da sua frota; a UE 5,9%; e os EUA 5,6%. No Brasil, apenas 1,5% dos carros em desuso so reciclados, ou seja, se fosse possvel calcular pela frota brasileira, esse percentual iria chegar ao mnimo. Assim, preciso que empresrios, consumidores e governo pensem seriamente e com urgncia no assunto. A atual Poltica Nacional de Resduos Slidos (lei 12.305/10) ainda discute itens menores e comea a criar a logstica reversa para lmpadas ou pneus, mas a carcaa de veculos no est contemplada. A Cmara dos Deputados comeou a discutir o assunto e as empresas do setor tm participado de fruns. O Inesfa - Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Ao espera entrar na discusso para colaborar efetivamente. Afinal, em mdia, 66% do material de um carro antigo que pode ser reciclado ao. Alm de evitar o descarte irregular desses carros, a sucata de ao 100% reaproveitvel pelas siderrgicas e esse processo reduz a poluio do ar (-85%) e do consumo de gua (-76%), se comparado atividade de minerao de ferro. Alm disso, para cada tonelada de ao reciclado, h uma economia de 1.140 quilos de minrio de ferro e uma reduo no consumo de 154 quilos de carvo e 18 quilos de cal. No entanto, no fcil pensar nessa logstica. As empresas que o Inesfa representa tm tecnologia e conhecimento logstico que podem facilitar a implantao desse novo modelo de reaproveitamento. Alm de tudo isso, se esse trabalho se ampliar e o Brasil conseguir adotar medidas efetivas para a logstica reversa, o nmero de pessoas que se beneficiariam economicamente da medida (que hoje so cerca de 1,5 milho, entre funcionrios, catadores e colaboradores em geral) poderia ser muito maior. E toda a sociedade sair ganhando. ________ * Andr Almeida advogado do escritrio Almeida Advogados.